Dia Nacional da Humanização é celebrado no hospital

O Dia Nacional da Humanização foi comemorado no HGIS com uma provocação a pacientes e colaboradores: o que é humanização para você?

A dinâmica incentivou as pessoas a refletirem sobre quais sentimentos estão mais relacionados à humanização no atendimento hospitalar. Foram cerca de 140 participantes, que contribuíram com visões positivas: acolher, amor, empatia, cuidado e solidariedade foram algumas das palavras mais lembradas.

As respostas foram colhidas pela equipe de Humanização e também foram enviadas pelos próprios participantes, de forma online. No dia 30 de novembro, a mesma equipe voltou às unidades assistenciais, para apresentar uma nuvem de palavras com os termos de destaque.

“A roda de conversa é um dispositivo da humanização muito utilizado para a educação, sendo uma ferramenta importante de debate e participação dos colaboradores”, afirma a presidente da Comissão de Humanização, Mayumi Quintela. “Apresentamos as percepções dos usuários e dos colaboradores em relação ao significado da humanização para cada um, sendo uma estratégia de sensibilização para o tema e para o fortalecimento dos direitos dos usuários”, explica.

O Dia Nacional da Humanização é celebrado no dia 29 de novembro em todo o país. Desde 2017 faz parte do calendário do HGIS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *