Simulado treina atendimento de múltiplas vítimas

Uma situação com múltiplas vítimas exige que profissionais de saúde estejam preparados e bem alinhados quanto ao papel de cada um e ao que fazer. Pensando nisso, o HGIS promoveu, no dia 9 de dezembro, um simulado para treinar seus profissionais para esse tipo de emergência.

O simulado acontece anualmente no hospital e este ano contou com a participação de 47 colaboradores. Desta vez, o foco foi treinar a montagem dos espaços que recebem as vítimas.

“A montagem foi rápida, mas dá para reduzir ainda mais esse tempo”, pontuou a coordenadora de Qualidade Gisele Morgado na ocasião. “Uma boa alternativa para isso é escolher um líder de montagem, para facilitar a comunicação entre os colaboradores que chegam ao local e o que precisa ser feito”, sugeriu.

O simulado dividiu os colaboradores em três equipes: amarela e vermelha, que montaram suas bases dentro do Hospital Dia, e verde, que ficou a postos no Pronto Socorro. As cores correspondem ao nível de urgência no atendimento. 

Participaram do simulado profissionais de diversas áreas do HGIS, da equipe de enfermagem a manutenção clínica. O enfermeiro Tiago Cordeiro, da UTI Adulto, participou pela primeira vez do treinamento;

“A gente consegue visualizar como seria em uma situação real e isso prepara a gente para lidar com o que pode acontecer. Todas as equipes envolvidas treinam para desempenhar sua função corretamente, criando um cronograma, uma ordem de tarefas e acelerando o atendimento”, explica Cordeiro. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *