HGIS na Semana Mundial de Aleitamento Materno 2021

A campanha global para conscientizar e estimular ações relacionadas ao aleitamento materno é celebrada todos os anos no início de agosto, desde 1992. Por isso, como símbolo dessa luta, temos o Agosto Dourado.

Trabalhando com o tema mundial “Proteger a amamentação: Uma responsabilidade de todos”, o Seconci-SP OSS preparou uma programação especial para a semana, entre os dias 02 e 06/08, envolvendo todas as unidades hospitalares sob sua gestão.

Ana Maria de Castro, Supervisora de Enfermagem da Neonatologia do HGIS, foi a palestrante  responsável primeiro dia de webinar, com o tema “A experiência do ambulatório de amamentação para o apoio ao aleitamento materno”.

Com o estímulo à amamentação e a doação de leite desde 2000, Castro apresentou os dados e a maneira com que o HGIS fez – e faz – o seu papel nesta rede de apoio. Como curiosidade, mencionou o fato de que a 1ª paciente do Hospital foi uma gestante em trabalho de parto.

 “O ambulatório faz interface com o pré-natal de alto risco, com as Unidades de Internação e com o Banco de Leite Humano”, por sua vez, segue uma série de critérios e processos para atender com qualidade cada mãe doadora, lactantes e lactentes.

O HGIS conta com 20 mães doadoras de Leite Humano em média por mês, permitindo o benefício para, no mínimo, 20 bebês todos os meses. No primeiro semestre de 2021, o Hospital Geral de Itapecerica da Serra recebeu cerca de 137 litros de Leite, beneficiando 112 crianças.

Para dar sequência à SMAM, o HGIS preparou ações que envolvem desde os colaboradores até as mães doadoras. Para as mães doadoras de leite humano, foram entregues certificados junto com bombons dourados em forma de agradecimento. E para os colaboradores um QUIZ testou os conhecimentos sobre o tema e teve 157 participações só na primeira semana de agosto.

A SMAM chegou ao fim, mas todo o mês de agosto segue dourado e por isso o QUIZ segue disponível na intranet e por QRCode disponíveis em cartazes nos murais. Se você ainda não fez, corre lá e participe! Seja você também parte da rede de apoio ao aleitamento materno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *