SOBRE O CURSO:
O Hospital Geral de Itapecerica da Serra figura entre os 10 melhores hospitais SUS do país e isso se amplia para o programa de residência médica. Alicerçado pelo centro de parto humanizado que, além de referência para casos de alto risco, caracteriza-se por possuir uma das menores taxas de cesariana do Brasil, o que permite uma prática obstétrica de ponta. Além disso, um ambulatório de alto nível e centro cirúrgico equipado para cirurgias endoscópicas, vaginais e uroginecológicas fazem também da ginecologia um diferencial na residência. Complementam-se parcerias com instituições renomadas para as sub-especialidadades, como mastologia, oncologia pélvica.
Mas não só da assistência se faz a residência médica. Atividades didáticas semanais como reuniões clínicas para atualizações sobre diversos temas, discussão de casos e de protocolos fazem do ensino mais um diferencial. Há também treinamentos de Suporte Avançado de Vida (ACLS), Reanimação Neonatal pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia (ALSO). Finalmente a pesquisa compõe o tripé do programa, permitindo ao profissional fazer uma escolha consciente para sua prática profissional.
No HGIS, o uso racional de recursos é algo fundamental, bem como a segurança de pacientes e colaboradores, e isso é incorporado por todos que passam por lá, contribuindo para a melhora contínua de processos e sustentabilidade, conceitos expansíveis a clínicas e consultórios médicos.
Nesse sentido, o Programa de Residência em Ginecologia e Obstetrícia prevê 60h de jornada de trabalho semanal, sendo 40h de atividades rotineiras e 20h de plantão. Os plantões serão realizados em pronto-socorro ginecológico e centro de parto, durante os três anos de residência. O programa está de acordo com a com a Resolução CNRM N2/2006, de 17 de maio de 2006 e com as diretrizes da comissão de residência médica da FEBRASGO.
Os residentes têm participação ativa nas diferentes áreas da especialidade, destacando-se pré-natal de alto e baixo risco, ultrassonografia obstétrica e medicina materno-fetal, pronto atendimento ginecológico e obstétrico atendimento ginecológico em atenção primária à saúde da mulher, cirurgias ginecológicas, oncologia pélvica, mastologia, uroginecologia e reprodução assistida. Os estágios externos atualmente ocorrem nos seguintes locais: Hospital Israelita Albert Einstein, Instituto de Câncer Dr. Arnaldo (IAVC), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Prevent Senior, AME – Dr. Geraldo Paulo Bourroul, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE), Unidade Básica de Saúde (UBS) de Taboão da Serra.
Dra. Raquel Domingues da Silva Ferreira – Supervisora
Dr. Rômulo Negrini – Coordenador