Ginecologia e Obstetrícia

SOBRE O CURSO:

O Hospital Geral de Itapecerica da Serra figura entre os 10 melhores hospitais SUS do país e isso se amplia para o programa de residência médica. Alicerçado pelo centro de parto humanizado que, além de referência para casos de alto risco, caracteriza-se por possuir uma das menores taxas de cesariana do Brasil, o que permite uma prática obstétrica de ponta. Além disso, um ambulatório de alto nível e centro cirúrgico equipado para cirurgias endoscópicas, vaginais e uroginecológicas fazem também da ginecologia um diferencial na residência. Complementam-se parcerias com instituições renomadas para as sub-especialidadades, como mastologia, oncologia pélvica.

Mas não só da assistência se faz a residência médica. Atividades didáticas semanais como reuniões clínicas para atualizações sobre diversos temas, discussão de casos e de protocolos fazem do ensino mais um diferencial. Há também treinamentos de Suporte Avançado de Vida (ACLS), Reanimação Neonatal pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia (ALSO). Finalmente a pesquisa compõe o tripé do programa, permitindo ao profissional fazer uma escolha consciente para sua prática profissional.

No HGIS, o uso racional de recursos é algo fundamental, bem como a segurança de pacientes e colaboradores, e isso é incorporado por todos que passam por lá, contribuindo para a melhora contínua de processos e sustentabilidade, conceitos expansíveis a clínicas e consultórios médicos.

Nesse sentido, o Programa de Residência em Ginecologia e Obstetrícia prevê 60h de jornada de trabalho semanal, sendo 40h de atividades rotineiras e 20h de plantão. Os plantões serão realizados em pronto-socorro ginecológico e centro de parto, durante os três anos de residência. O programa está de acordo com a com a Resolução CNRM N2/2006, de 17 de maio de 2006 e com as diretrizes da comissão de residência médica da FEBRASGO.

Os residentes têm participação ativa nas diferentes áreas da especialidade, destacando-se pré-natal de alto e baixo risco, ultrassonografia obstétrica e medicina materno-fetal, pronto atendimento ginecológico e obstétrico atendimento ginecológico em atenção primária à saúde da mulher, cirurgias ginecológicas, oncologia pélvica, mastologia, uroginecologia e reprodução assistida. Os estágios externos atualmente ocorrem nos seguintes locais: Hospital Israelita Albert Einstein, Instituto de Câncer Dr. Arnaldo (IAVC), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Prevent Senior, AME – Dr. Geraldo Paulo Bourroul, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE), Unidade Básica de Saúde (UBS) de Taboão da Serra.

Dra. Raquel Domingues da Silva Ferreira – Supervisora
Dr. Rômulo Negrini – Coordenador

RECONHECIMENTOS NA ESPECIALIDADE

2000 – Prêmio Nacional Professor Galba de Araújo – Ministério da Saúde.
2001 – Hospital Amigo da Criança – pela promoção e incentivo ao aleitamento materno. Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização de Saúde (OMS).
2001 – Centro de Referência Nacional do Método Canguru.
2012 – Referência em Boas Práticas de Humanização pela Secretaria de Estado da Saúde  – Programa HumanizaSES.
2012 – Centro de Referência em Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento – Ministério da Saúde e Rede Cegonha do Estado de São Paulo.

CORPO DOCENTE

Dra. Raquel Domingues da Silva Ferreira

Graduada em Medicina pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) em 2014. Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Santa Casa de São Paulo em 2017, título de especialista em Ginecologia & Obstetrícia e em Medicina Fetal pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia em 2019. Mestrado na área de Ciências da Saúde pela Santa Casa de São Paulo. Médica no Departamento Materno Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein. Supervisora da Residência Médica do Hospital Geral de Itapecerica da Serra. Atualmente cursa a pós-graduação para obtenção de título de Doutorado em Ciências da Saúde pela Santa Casa de São Paulo.

Dr. Romulo Negrini

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 2003, instituição em que se graduou e onde exerce o cargo de Professor Instrutor. Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no período de fevereiro de 2004 a Janeiro de 2006. Também na ISCMSP, em fevereiro de 2006 iniciou o Curso de Especialização em Patologia Obstétrica e Medicina Fetal com término em janeiro de 2008. Possui título de especialista pela AMB nestas áreas. É gestor médico de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Geral de Itapecerica da Serra e Coordenador médico da Obstetrícia do Hospital Israelita Albert Einstein. MBA gestão em saúde pelo Insper.

Dr. José Mendes Aldrighi

Professor Titular do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia (DOGI) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Chefe da Anticoncepção do DOGI da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Graduação em Medicina na FCMSCSP. Doutorado em Ginecologia pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Livre-Docente, Professor Associado 3, Professor de Pós-Graduação do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Preceptor da Residência Médica do Hospital Geral de Itapecerica da Serra.

MÉDIA MENSAL 2020*

0
Leitos
0
Consultas ambulatoriais
0
Atendimentos de urgência e emergência
0
Internações na especialidade
0
Internações na UTI
0
Partos normais
0
Partos cesárea
0
Procedimentos cirúrgicos eletivos
* Deve ser considerado o contexto da pandemia de COVID-19.

DIFERENCIAL

Suporte Avançado de Vida (ACLS).

Reanimação Neonatal pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia (ALSO).

PARCERIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support