HGIS

Urgência e Emergência

Nosso serviço de Urgência e Emergência está estruturado para atender a demanda referenciada pelas unidades de saúde dos municípios de Itapecerica da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Lourenço da Serra.

O atendimento é priorizado de acordo com a metodologia do “Acolhimento com Classificação de Risco”, quando os pacientes passam inicialmente por um atendimento que identifica os quadros de maior risco. Desta maneira, os pacientes são atendidos de acordo com a gravidade e não por ordem de chegada.

Os pacientes trazidos de ambulância pelo resgate e/ou referenciados dos municípios e/ou em situação evidente de urgência são encaminhados diretamente para a sala de emergência, sem necessidade de classificação.

Classificação de Risco

Os objetivos dessa classificação é garantir que o paciente grave seja atendido rapidamente, independente da ordem de chegada.

Idosos e aqueles com necessidades especiais têm preferência dentro da mesma classificação.

Prioridade vermelho: pacientes com risco de vida iminente, que necessitam avaliação e estabilização imediata das urgências e emergências clínicas e traumáticas em sala de emergência.

Prioridade Amarelo: pacientes que necessitam de atendimento médico e de enfermagem ágil, porém não correm risco imediato de morte. Após a classificação de risco passam na recepção e aguardam atendimento médico.

Prioridade Verde: pacientes com condições agudas ou não agudas que não apresentam urgência no atendimento. São encaminhados para cadastro e aguardam na recepção externa a chamada para atendimento médico.