Notícias

Veja abaixo as principais notícias relacionadas ao Hospital Geral de Itapecerica da Serra:

Setembro Amarelo: HGIS reforça a importância da prevenção ao Suicídio

Setembro amarelo é um mês dedicado à prevenção ao suicídio. Esse é um tema bastante presente no Brasil e no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da saúde) mais de 700 mil pessoas morrem de suicídio por ano, sendo considerado a quarta maior causa de morte no mundo.

Para reforçar a importância da disseminação de informações para a prevenção, o HGIS desenvolveu diversas ações de sensibilização e interação. Entre elas, ao longo do mês uma dinâmica de mitos e verdades foi realizada nos setores, envolvendo os colaboradores no assunto e testando seus conhecimentos.

Ademais, no dia 12, o Dr. Felipe Barros ministrou a palestra “Se precisar, peça ajuda! ”, onde apresentou estatísticas e indicadores relacionados ao tema, reiterando a importância de buscar ajuda.

De modo interativo, uma ação lúdica chamada “Árvore da Esperança” foi proposta, incentivando os colaboradores a deixarem mensagens de acolhimento e esperança para seus colegas.  Inclusive, a equipe de psicologia relatou que os colaboradores se mostraram engajados, participando ativamente dos questionamentos e compartilhando histórias de pessoas que conheceram e passaram por uma situação difícil.

Para o time de psicólogas do HGIS “Setembro Amarelo visa conscientizar as pessoas acerca do suicídio, bem como prevenir o surgimento de novos casos, incentivando pessoas a buscarem ajuda para si, assim como identificar quando alguém precisa de ajuda, seja um familiar, amigo ou paciente/acompanhante. Além disso, todos profissionais de saúde podem ser barreiras, sempre ficar em alerta a respeito de uma verbalização ou mudança de comportamento de um paciente que possa sugerir uma possível ideação suicida e acionar a psicologia para suporte.

Por isso, todas atividades que realizamos são de extrema importância, por meio delas realizamos orientações e esclarecemos dúvidas sobre o tema. Inclusive, as ações realizadas dentro da instituição são excelentes. Como psicólogas, ficamos felizes e orgulhosas do engajamento de toda equipe durante as atividades realizadas”.