Cultura de Segurança

A cultura de segurança é definida como o produto de valores, atitudes, competências e padrões de comportamento individuais e de grupo, os quais determinam o compromisso, o estilo e proficiência da administração de uma organização saudável e segura, (Health and Safety Commission, 1993).

No HGIS, a segurança na assistência é uma premissa e objetivo estratégico, com a alocação de recursos necessários. Para tal é estimulado o trabalho em equipe com apoio e respeito mútuo, a aplicação das melhores práticas e o aprendizado contínuo, inclusive com o estímulo de notificação de desvios que porventura ocorram. Para tal, os colaboradores são estimulados a notificar abertamente estes desvios pelos diversos canais existentes, sem medo de retaliação e são envolvidos na definição de estratégias para melhoria dos processos e, consequentemente, da segurança. Por outro lado, comportamentos de risco, negligentes ou imprudentes não são tolerados e os colaboradores envolvidos devem ser responsabilizados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support