Direitos e Responsabilidades dos Clientes

Temos uma Política de Direitos dos Pacientes e Familiares, que orienta toda a atuação dos profissionais e tem como premissa o direito da comunidade a receber o melhor atendimento instituído em nossa Política da Qualidade e o cumprimento da legislação vigente.

Direitos dos Pacientes e Familiares

1. Ser acolhido com atenção, respeito e ser compreendido em suas necessidades, inclusive em final de vida.

2. Escolher um representante para acompanhar seu tratamento, como também de restringir o acesso de visitantes durante seu período de internação.

3. Ter respeitados suas crenças e valores e receber ou recusar assistência psicológica, social e religiosa.

4. Ter resguardados os seus segredos, pela manutenção do sigilo profissional, desde que o mesmo não acarrete em riscos a terceiros ou a saúde pública.

5. Ter asseguradas a sua segurança, integridade, repouso, privacidade e individualidade.

6. Participar do processo de cuidado, recebendo informações que o auxiliem na tomada de decisão.

7. Consentir ou recusar, de forma livre e voluntária, após esclarecimentos e adequada informação, os procedimentos diagnósticos ou terapêuticos a serem nele realizados, conforme política da instituição. A recusa está condicionada a ausência de risco iminente de morte.

8. Revogar o consentimento a qualquer instante antes da execução do procedimento, por decisão livre, consciente e esclarecida, desde que não haja risco iminente de morte, sem que lhe sejam imputadas sanções morais ou legais.

9. Receber informações claras, objetivas e compreensíveis, em linguagem adaptada à sua condição cultural, sobre todas as ações relacionadas ao seu cuidado, assim como recusar-se a recebê-las.

10. Solicitar segunda opinião em relação ao seu diagnóstico ou tratamento e, se desejar, substituição do médico responsável pelo seu atendimento.

11. Apresentar livremente sua opinião, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados.

1) Apresentar sempre que necessário o documento oficial de identificação e manter atualizados os dados cadastrais;

2) Respeitar as normas de funcionamento do hospital;

3) Responsabilizar-se pelas consequências da recusa de tratamento, após ter sido devidamente esclarecido sobre as alternativas possíveis e riscos da decisão;

4) Assumir a responsabilidade pelas informações prestadas durante o seu processo de cuidado;

5) Expressar se compreendeu as informações e orientações recebidas sobre a proposta de tratamento;

6) Praticar e incentivar o silêncio no ambiente hospitalar;

7) Respeitar os direitos dos demais pacientes e acompanhantes, colaboradores e prestadores de serviços do Hospital;

8) Respeitar a proibição de fumar nas dependências do hospital, nos termos da legislação vigente;

9) Respeitar a proibição de filmar, fotografar ou gravar nas dependências do hospital sem autorização prévia, respeitando a privacidade de pacientes, acompanhantes, colaboradores e prestadores de serviço;

10) Zelar pelo patrimônio público colocado à disposição de todos os usuários dos serviços.

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