HGIS

Modelo de gestão

As boas práticas são uma busca constante no HGIS desde a sua inauguração, em 1999, não foi a toa que, ainda em 2000, quando a conceito de “humanização” começava a ganhar forma na saúde, o hospital já era reconhecido com o Prêmio Nacional Professor Galba de Araújo, destinado a reconhecer estabelecimentos de saúde integrantes da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), que se destaque no atendimento obstétrico e neonatal.

Esta é a proposta de trabalho estabelecida, intrínseca ao seu DNA: a produção de um cuidado digno e de qualidade. E não existe cuidado digno e de qualidade sem ser humano, pensado não só como tratamento da doença e sim como cuidado a um indivíduo, em sua integralidade.

As ações e projetos no HGIS são feitos com base no seu planejamento estratégico, é ele que guia todos os passos, direciona as energias e define as prioridades na instituição. Neste ciclo 2019-2024, os eixos estratégicos trabalhados na instituição são: foco no cliente, visão e pensamento sistêmico, orientação por processos para resultados, foco em segurança e melhorias contínuas sustentáveis.

Da humanização, passando pela valorização do cuidado multiprofissional, capacitação profissional, protocolos técnico-assistenciais, criações de comissões e comitês, até a adoção de metodologias de qualidade em serviços de saúde. Tudo está alinhado a um único e claro objetivo: atender da melhor forma a população, razão da existência do HGIS.

Gestão Participativa

A gestão participativa é um modelo de administração de pessoas, que consiste em compartilhar a responsabilidade da tomada de decisões com os profissionais que estão diretamente envolvidos, ou mesmo contribuindo com novas ideias e melhorias nos setores em que atuam.

No contexto atual, em um mundo onde a informação está em tempo real, ninguém vive ou trabalha sozinho. Por isso, estimulamos uma comunicação horizontal, valorizando o profissional como co-gestor e agente transformador, estimulando a relação transparente e democrática entre colaboradores e seus líderes por meio de alguns canais de comunicação:

  • Conselho Técnico Administrativo;
  • Reuniões Gerenciais;
  • Reuniões de Equipes;
  • Intranet.