A – Objetivos Gerais
Formar o médico previamente treinado como cirurgião geral (pré-requisito 2 anos de treinamento em cirurgia geral) para trabalhar como cirurgião pediátrico nas vertentes:
B – Objetivos Específicos
C – Conteúdo Programático-teórico – 10% a 20% da carga horária
Programa:
(R3) – Atendimento ao trauma, Patologias de Rotina e Abdômen Agudo.
(R4) – Cirurgia Neonatal e Videolaparoscopia
(R5) – Urologia Pediátrica, Transplante e Oncologia.
Primeiro Ano – R3
Formação básica em cirurgia pediátrica
• Bases da clínica cirúrgica pediátrica:
– Semiologia pediátrica;
– Bases clínicas da prática pediátrica: hidratação, analgesia, nutrição, Antibioticoterapia;
– Pré e pós-operatório;
– Bases da anestesia pediátrica: preparo, avaliação de riscos e detecção de complicações;
– Recursos complementares em cirurgia pediátrica: técnicas de acesso venoso, inserção de cateteres diálise, drenos torácicos e pericárdicos, inserção de cateteres para nutrição especial;
– Suporte nutricional parenteral e enteral;
• Doença pediátrica de alta incidência – formação teórica
– Estenose hipertrófica de piloro;
– Hérnias inguinais e umbilicais, criptorquias, fimoses, massa cervicais, torcicolo congênito, diagnóstico diferencial das linfonodomegalias, hemangiomas, malformações umbilicais;
– Refluxo gastro-esofágico, atresias intestinais;
– Derrames pleurais.
• Atendimento básico em trauma e emergência pediátrica – formação teórica
– Doença cirúrgica emergencial: apendicite, invaginação intestinal, enterocolite necrosante, gastrosquise, escroto agudo;
– Trauma pediátrico geral, queimaduras, abuso contra criança, Tocotraumatismo.
• Bases éticas da atuação em cirurgia pediátrica
• Bases da pesquisa em cirurgia pediátrica
Recursos a serem utilizados:
– Participação em aulas, discussões de casos, cursos e seminários, revisão de temas,elaboração de textos;
– Participação como aluno em cursos seguindo o modelo Pediatric Advanced Life Support, ATLS e AIPT;
– Participação em discussão analítica de artigos médicos da área, elaboração de relatos de casos clínicos;
Segundo Ano – R3/ Terceiro ano – R4
Formação avançada em cirurgia pediátrica – formação teórica
• Doença oncológica em cirurgia pediátrica
– Tumores renais (tumor de Wilms);
– Neuroblastoma;
– Sarcomas pediátricos;
– Tumores hepáticos;
– Teratomas;
– Tumores gonadais;
– Tumores de tireóide.
• Doença urológica de média e alta complexidade
– Hidronefrose fetal;
– Doença cística renal;
– Estenoses de JUP;
– Refluxos vésico-ureterais, megaureter, síndrome de prune belly;
– Duplicação renal e ureterocele;
– Bexigas neuropáticas;
– Válvulas de uretra posterior;
– Distúrbios de diferenciação sexual;
– Malformações penianas.
• Cirurgia pediátrica geral de média e alta complexidade
– Megacólon agangliônico;
– Distúrbios da rotação intestinal;
– Duplicações do trato digestivo;
– Cistos de colédoco;
– Hipertensão porta;
– Doença pancreática, hipoglicemia neonatal.
• Cirurgia neonatal de média e alta complexidade
– Atresia do esôfago;
– Malformação ano-retal;
– Hérnias diafragmáticas;
– Malformações bronco-pulmonares;
– Colestase perinatal.
• Cirurgia avançada do trauma pediátrico, tratamento conservador em trauma abdominal pediátrico.
• Aconselhamento ético em cirurgia pediátrica
• Preparo para prova de especialista em cirurgia pediátrica
Recursos a serem utilizados:
– Participação em aulas, discussões de casos, cursos e seminários, revisão de temas,elaboração de textos.
– Participação em discussão analítica de artigos médicos da área, elaboração de revisões retrospectivas, estudos de observação e estudos prospectivos.
– Participação em grupos hospitalares (CCIH, comissões de ética, comissões de análise de óbitos).
– Participação em congressos de especialidade.
C – Conteúdo Programático-teórico – 10% a 20% da carga horária