Doze médicos finalizaram o Programa de Residência Médica do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) neste ano. A solenidade de encerramento da residência médica foi realizada na última sexta-feira (14), no Teatro Seconci-SP. A cerimônia corporativa também contou com os residentes das outras unidades administradas pelo Seconci-SP: Hospital Regional de Cotia (HRC), Hospital Estadual de Sapopemba (HESAP), Hospital Estadual Vila Alpina (HEVA) e Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).
“Sem dúvida, o espírito jovem dos médicos residentes somado à vontade de aprender são mais uma mola propulsora em nosso hospital, para inovarmos cada vez mais. Em contrapartida assumimos a responsabilidade de formar bons profissionais alinhados à nossa missão de defender a saúde e contribuir para o aprimoramento do SUS“, destacou a gerente-executiva hospitalar Dr.ª Najara Procópio.
O presidente do Seconci-SP, Haruo Ishikawa, destacou a importância de uma saúde gratuita e acesso universal. “O SUS é o maior programa social de saúde do mundo, cuja filosofia de atendimento universal com qualidade o Seconci-SP internalizou. Esperamos ter transmitido esta vocação a vocês”, disse Ishikawa.
Em 2020, o Seconci-SP abriu 61 vagas em 13 especialidades nas unidades que administra; as escolhas se iniciaram no dia 14 de fevereiro. A Dr.ª Norma Araujo, superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana (IEPAC) e coordenadora corporativa dos programas de residência, afirma que cerca de 120 médicos estão em processo de formação nas unidades do Seconci-SP, anualmente.
“Para nós que prezamos pela excelência no atendimento ofertado, poder contribuir com a formação de especialistas médicos é muito importante e gratificante, principalmente se considerarmos que boa parte desses profissionais atuará no SUS”, relatou Araújo.