Transplante é a transferência de células, tecidos ou órgãos vivos de uma pessoa para outra com a finalidade de restabelecer uma função perdida.
Os pacientes que necessitam de transplantes de órgãos ou tecidos fazem parte de uma lista única nacional para que um doador compatível seja localizado o mais rápido possível, sempre obedecendo critérios de gravidade e lista de espera.
Quando diagnosticada a morte encefálica* de um potencial doador, a família é informada de forma clara e objetiva, pela equipe da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, que a pessoa faleceu e que os órgãos podem ser doados para transplante, se assim desejarem.
Se você quiser se tornar um doador, a atitude mais importante é informar esse desejo a seus familiares uma vez que, após sua morte, eles decidirão sobre a doação.
* Morte Encefálica
É a interrupção irreversível das atividades cerebrais, causada mais frequentemente por traumatismo craniano, tumor ou derrame. Como o cérebro comanda todas as atividades do corpo, quando este morre, significa a morte do indivíduo.