A última semana de novembro no HGIS foi focada na Semana das Metas Internacionais de Segurança do Paciente. A campanha contou com a participação de 917 colaboradores.
Eles foram motivados a participar de um EAD na nova plataforma, para atualização dos conhecimentos. Também receberam uma cartilha, com atividades lúdicas e divertidas. Quem preencheu tudo, pôde retirar um brinde de sua escolha no setor de Qualidade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) junto a Joint Commission International (JCI) criaram essas metas com o objetivo de reduzir eventos adversos. Estudos realizados em hospitais de todo o mundo mostram que 10% dos pacientes hospitalizados sofrem danos associados a eventos adversos, que podem aumentar o tempo de internação, causar sequelas permanentes e até levar ao óbito.
“A grande questão é que a maioria destes eventos é evitável. Quando analisados, 90% deles envolvem problemas relacionados à identificação do paciente, comunicação, segurança com medicamentos de alta vigilância, processo cirúrgico, infecções relacionadas ao cuidado de saúde e à ocorrência de quedas”, explica a gerente executiva do HGIS, Dr.ª Najara Procópio – CRM 99730/SP.
O HGIS implantou as seis metas em 2012, com revisão e melhoria contínua dos processos. Desde então, o hospital tem se esforçado para estimular a adesão de melhores práticas por parte de todos seus colaboradores, através de ampla divulgação das metas e capacitação.
“Neste contexto o paciente e sua família são importantes agentes na promoção do melhor cuidado e devem ser envolvidos e sentirem-se empoderados neste direito. Assim, objetivamos melhorar a eficiência e a efetividade do cuidado e tornar a jornada do cuidado uma experiência positiva para nossos clientes e cada um de nós”, finaliza Dr.ª Najara.