HGIS

Notícias

Veja abaixo as principais notícias relacionadas ao Hospital da Mulher

“Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”

No início do mês de agosto, organizações de saúde de diversos países do mundo se organizam em prol de uma causa: a Semana Mundial do Aleitamento Materno. O leite materno é um alimento completo e é mais econômico que qualquer outra forma de alimentação: não precisa de embalagem, evitando geração de lixo desnecessário. Um ato 100% sustentável.

“O aleitamento materno é o alimento ideal para o desenvolvimento da criança e deve ser estimulado desde o pré-natal. Ele traz inúmeros benefícios, é prático e econômico. Amamentar é a mais completa conexão entre a mãe e seu bebê”, afirma a enfermeira Elaine Monticelli, supervisora do Centro de Parto Normal do HGIS.

Ela aponta ainda que, com a pandemia do novo coronavírus, é comum que as mães questionem se devem continuar amamentando normalmente. “Dentre tantas incertezas que a COVID-19 nos trouxe, é comum o questionamento sobre a não continuidade da amamentação. Mas estamos sensibilizando as parturientes quanto à amamentação em livre demanda”, explica Monticelli.

O atual cenário, contudo, trouxe uma alteração na dinâmica da doação de leite materno: agora são representantes da instituição que vão até a casa das doadoras para a coleta. Manter essa rotina é essencial para que todos os bebês recebam leite materno, mesmo aqueles cujas mães não conseguem produzi-lo. “Todo o processo de doação é feito baseada em medidas pré-estabelecidas de segurança para o binômio”, garante a enfermeira.