A pandemia mundial da COVID-19 é uma questão de saúde pública e nós, profissionais de saúde, somos fundamentais no enfrentamento desta doença. Para cumprir esta missão é preciso desempenhar um trabalho colaborativo e ter responsabilidade com as informações.
O HGIS criou um Comitê de Crise da COVID-19, que se reúne periodicamente para definir as ações, com base em evidências científicas e orientações do Ministério da Saúde, Centro de Vigilância Epidemiológica e Secretaria Estadual da Saúde.
Foi criada uma página especial na intranet, com atualizações frequentes de informações pertinentes para o atendimento de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus. Além disso, várias medidas foram tomadas para evitar a propagação do patógeno:
- Adequação de fluxo de atendimento: pacientes com sintomas gripais serão atendidos na área até então usada como Pronto Socorro da G.O.;
- Comunicação visual nas recepções com orientações à população sobre o uso de máscaras, higienização das mãos, entre outras informações pertinentes;
- Refeições servidas somente pela equipe de Nutrição no refeitório e número de lugares reduzidos, para aumentar a distância entre as pessoas;
- Elaboração de protocolos de atendimento;
- Limite de até 10 pessoas em reuniões e 1 metro de distância entre elas;
- Cancelamento de todos os eventos agendados;
- Restrição de visitas e acompanhantes;
- Ampliação da oferta de pontos de álcool em gel.