HGIS

Notícias

Veja abaixo as principais notícias relacionadas ao Hospital da Mulher

Líderes do Cuidado agirão para garantir excelência

Uma das metas do HGIS dentro do novo ciclo do Planejamento Estratégico é a excelência operacional. Uma das estratégias para atingir essa melhora está no Plano de Cuidado, elaborado com o objetivo de integrar e expressar as atividades planejadas para o atendimento assistencial com metas determinadas que sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado (SMART).

Por conta disso, o hospital promoveu uma oficina na última quinta-feira (23), em que profissionais da Enfermagem realizaram uma reflexão sobre a importância de realizar um atendimento centrado no paciente.

O encontro foi conduzido pela gerente de Enfermagem, Fernanda Dei Svaldi, que destrinchou as metas do novo ciclo no Planejamento Estratégico com os participantes e, a partir dele, os pontos principais do Plano de Cuidado. São eles:

  • Direcionar a assistência;
  • Acolhimento;
  • Respeito;
  • Individualidade;
  • Humanização;
  • Prevenir desvios.
  •  

“A gente sabe que quando o Plano de Cuidado é bem aplicado, a assistência ao paciente melhora e, com isso, o resultado de alguns indicadores também evolui – como média de permanência e tempo de liberação de alta”, explica Svaldi.

Os pontos desse plano caminham lado a lado com o Planejamento Estratégico, que tem como um dos macro-objetivos a excelência operacional. “O objetivo do projeto é garantir que o enfermeiro use sua autonomia para coordenar todas as equipes no cumprimento do Plano de Cuidado. Ou seja, não deixar atrasar as avaliações da equipe multi e a liberação de exames, para que as coisas ocorram sempre dentro do tempo adequado para o paciente”, aponta a gerente.

Os gestores de cada área indicaram 20 nomes da equipe de enfermagem para participar do treinamento, com o objetivo de somar esforços para agilizar o Plano de Cuidado e aumentar a eficiência do processo dentro da equipe.

A enfermeira da Pediatria, Bianca Marques, já dá o exemplo há muito tempo. “Tem várias crianças aqui que precisam de transporte na ocasião da alta, por exemplo, então a gente faz o agendamento quando está próximo da data da alta”, explica. “E já avisamos também às mães para deixarem tudo organizado: documentação, roupa e transporte”.

“A ideia é que o enfermeiro já saiba o que fazer na alta do paciente assim que ele dá entrada na unidade”, reforça Svaldi.