SIPAT movimenta a última semana do Abril Verde

A última semana do abril verde no HGIS foi marcada pela participação da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que teve como objetivo promover conhecimento sobre a importância da prevenção de acidentes, segurança e qualidade de vida no local de trabalho e fora dele. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) foi a responsáveis por toda a programação da semana.

Foram realizadas visitas em diversas áreas do hospital, no qual os colaboradores foram instigados a testarem seus conhecimentos sobre o uso correto de EPI. Houve também ginástica laboral realizada nos setores para estimular a realização de exercícios físicos.

Além disso, uma demonstração prática da utilização dos EPI aconteceu no auditório Mário Covas, onde cada um teve a oportunidade de testar os EPI e comprovar a sua eficácia.

Segundo o Líder do Serviço de Prontuário do Paciente, Jonas Silva Sousa, a semana SIPAT foi algo edificante tanto para os participantes da CIPA quanto os colaboradores, e serviu para aumentar o conhecimento de cada um em diversas áreas, “referente a semana SIPAT houve bastante envolvimento com a CIPA e foi algo edificante para cada um de nós, já que nós conseguimos falar bastante sobre os EPI e percebemos nos eventos que alguns colaboradores vão utilizar até mesmo na sua vida pessoal. Acredito que esse evento SIPAT foi muito importante para aumentar o conhecimento de cada um em diversas áreas ” afirmou.

Já o Técnico de Segurança do Trabalho, Éder Júlio Santos de Jesus, reafirma a importância de se celebrar o Abril Verde, “uma das principais importâncias do Abril Verde é se lembrar do acidente que tirou a vida de 78 mineiros durante uma mineração no dia 28 de Abril de 1969, e dessa forma evitar acidentes no trabalho e de percurso. Além disso, conscientizar todos os profissionais para que executem o trabalho com segurança, seguindo as normas, usando os EPI adequados de acordo com o risco. Dessa maneira os colaboradores se tornam multiplicadores de prevenção, orientando e mostrando aos seus colegas de trabalho a importância de ser preventivo, pensando sempre no futuro e na segurança do próximo”.

 

O HGIS se preocupa com a saúde e segurança de seus colaboradores, buscando sempre conscientizar seus colaboradores para que todos possam executar suas funções de forma segura.

HGIS leva trabalho a congresso internacional

O chefe da equipe de cirurgia do HGIS, Dr. Tércio de Campos, foi convidado junto com o HGIS para organizar e liderar uma das mesas do Congresso Europeu de Trauma, que aconteceu na Noruega entre os dias 24 e 26 de abril, evento idealizado pela Sociedade Europeia de Trauma, organização voltada para discutir o conhecimento relativo ao trauma, dissociação e todos os distúrbios relacionados à traumatização crônica.

O Hospital Geral de Itapecerica da Serra, juntamente com hospitais de outros locais do país, como interior de São Paulo e Rio Grande do Sul, pôde levar dados importantes do Brasil. Além disso, pôde apresentar toda a sua experiência relacionada ao atendimento do paciente de trauma.

“Eu fiquei bastante feliz de ser chamado para participar desse evento, já que liderei a Sociedade Brasileira de Trauma durante a pandemia. Fiquei muito orgulhoso em representar o Brasil lá fora, onde a gente teve oportunidade de falar e levar o HGIS”, ressalta Dr. Tercio.

 

Esse reconhecimento é muito importante para o hospital, pois além de valorizar o trabalho realizado na instituição também evidencia e reconhece globalmente a qualidade dos serviços prestados no HGIS.

Ações marcam despedida de 2021

Para celebrar o final de 2021, o Hospital Geral de Itapecerica da Serra realizou diversas ações para confraternizar e agradecer aos colaboradores por mais um ano juntos.

No dia 14 aconteceu um almoço especial e gratuito no refeitório, que contou com pratos e músicas natalinas. O local foi decorado com árvores decoradas com fotos dos eventos que ocorreram ao longo do ano.

Na mesma semana, teve início a campanha “Adote um Presente de Natal”, onde todos foram convidados a doar brinquedos para crianças de 01 a 12 anos internadas no HGIS. Os presentes foram entregues no dia 25 de dezembro, levando felicidade e esperança para os pequenos.

Além disso, a equipe do Bem Viver HGIS promoveu a ação “Gratidão” mostrando como um elogio ou um agradecimento fazem toda a diferença dentro do ambiente de trabalho, para tal, todos foram convidados a escreverem bilhetes e distribuí-los aos colegas. Também, alguns potes foram espalhados no HGIS, para que os colaboradores pudessem escrever o motivos de gratidão.

De acordo com Natany de Oliveira, jovem aprendiz da qualidade, a ação “foi uma forma de nos expressar (…) pensar no ano de 2021 que foi tão difícil para todos nós, mas, em meio a tanto caos, agradecer pelas coisas boas que também aconteceram. Senti-me muito à vontade em tomar iniciativa e participar dessa intervenção e acho que poderia ter mais“, finalizou.

CIPA elege novos integrantes

No dia 03 de março, foram eleitos os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para a gestão de 2022/2023. Ao todo, onze pessoas vão integrar o novo comitê, seis titulares e cinco suplentes, que participaram no mesmo dia da primeira reunião.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma comissão composta por representantes dos empregados e do empregador, que tem como objetivo principal a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.

De acordo com o colaborador Valdir de Ramos, colaborador da manutenção e membro da comissão, “a CIPA é muito importante para evitar acidentes” afirma. “Nesse ano, creio que as coisas serão melhores, já que haverá mais liberdade de realizar tarefas em grupo, sem dúvidas, surgirão boas e novas ideias”, concluiu.

 

Titulares Eleitos:

·         Ronildo A. Ramos;

·         Valdir de Ramos;

·         Veronica A. Dos Santos;

·         Jonas Silva Souza;

·         João Cesar P. Fernandes;

·         Everson de F. Silva.

 

Suplentes Eleito:

·         Tiago Silva Cordeiro;

·         Leonardo S. Mesquita;

·         Jéssica Pereira;

·         Alessandra M. de M. Borges;

·         Irani Lopes de S. Sales.

 

 

Dia Internacional da Mulher no HGIS

Para comemorar o oito de março, o Dia Internacional da Mulher, a equipe do HGIS promoveu ações para valorizar e discutir a importância da mulher na área da saúde.

Foram realizadas rodas de conversa com o tema “Ser Mulher” no auditório Mário Covas, conduzidas pela assessora da superintendência do Seconci – SP OSS, Anne Elise Candal Pinheiro. As mulheres também receberam um mimo de presente, junto com homenagens de seus colegas profissionais que as admiram. Mulheres que fizeram e faz a diferença na área da saúde também foram lembradas e celebradas em cartazes contando um pouco da sua história e legado.

Segundo a auxiliar administrativa da farmácia, Wanderléia Domingues de Oliveira, o evento do dia internacional da mulher foi muito importante, pois ações como essa deixam claro tudo aquilo que a mulher simboliza e ressaltam o valor que a mulher tem na sociedade. “Eu gostei muito, foi um momento dedicado a nós mulheres e isso é muito importante, pois nos faz entender a nossa prioridade e nos dar mais valor que nós mesmas não nos damos às vezes. A dinâmica nos fez refletir a tudo que a mulher simboliza e foi muito bom estar debatendo com outras mulheres e vendo os valores de cada uma, e a importância que a mulher tem na sociedade” disse.

 

Essas ações tiveram grande importância para reforçar a admiração e carinho que o HGIS tem não só com as suas colaboradoras, mas também com todas as mulheres, sendo elas sempre símbolo de força e coragem.

Equipe do HGIS realiza visita à experiência Reconectar

O projeto Reconectar foi uma iniciativa conjunta do Hospital Sírio Libanês com a empresa Johnson & Johnson e o IHI (Institute for Healthcare Improvement), na qual o HGIS foi selecionado para ser um dos participantes junto com outras 18 instituições de integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa teve como objetivo aumentar a percepção do bem-estar, satisfação, engajamento e resiliência dos profissionais de saúde, por meio de aplicações de práticas que aumentassem a alegria dos colaboradores, construindo um melhor clima organizacional.

A visita à experiência na sede do projeto Reconectar foi realizada pela Fernanda Dei Svaldi Pamplona, gerente de enfermagem, Fabiana Guirra Palhares, assessora da gerência de enfermagem, Marileide dos Santos, supervisora de enfermagem da pediatria e Gleide Oliveira, enfermeira da qualidade.

De acordo com Fernanda, com essa visita foi possível conversar com os colaboradores do Hospital Sírio Libanês e entender como ocorreu a implementação do projeto “fomos muito bem recebidos pela equipe, nós pudemos conversar com os colaboradores do Hospital Sírio Libanês, que explicaram como esse projeto funcionou e os seus benefícios, então conseguimos sentir a energia da implementação do Reconectar de perto, fazendo com que nós tivéssemos o desejo de expandir essa proposta para além do bloco 4”.

 

Fernanda complementa “esse projeto é muito importante, já que visa contribuir com o endomarketing do HGIS, buscando deixar os colaboradores motivados, engajados e felizes em seu ambiente de trabalho (…) Os profissionais da ponta representam tudo aquilo que nós realizamos no planejamento estratégico, eles são o nosso cartão de vista, então quando eles estão motivados e engajados eles fazem acontecer tudo aquilo que idealizamos e planejamos, esse é um ciclo virtuoso que se realimenta pela própria equipe, sendo essa a grande importância desse projeto”.

HGIS celebra Dia Mundial de Higiene das mãos

Para celebrar o Dia Mundial de Higiene das Mãos (05/05), o HGIS realizou uma campanha de sensibilização durante os dias 2 e 6 de maio, destacando a importância da higienização das mãos para a prevenção de infecções e disseminação de bactérias no ambiente hospitalar.

Uma dinâmica com um dado interativo desafiou os colaboradores a testarem seus conhecimentos sobre o tema. Todos os participantes carimbaram suas mãos em um grande mural de sensibilização, que foi exposto em áreas de grande circulação.

Kellen Hyde Pinheiro, Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, ressalta “acho muito importante, principalmente em um ambiente hospitalar, a adesão de higiene de mãos por todos. Afinal, isso diminui a disseminação de bactérias, evitando maiores riscos para o paciente. Quando não realizada a higiene de mãos corretamente, além de poder levar infecção para o meu paciente, ainda podemos disseminar essas bactérias hospitalares por todas as unidades”.

Conhecer, entender e praticar a higiene correta das mãos salva vidas!

HGIS comemora seu 23° aniversário

O Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) celebrou em três de março o seu 23° aniversário. As comemorações tiveram início no dia três mas seguirão ao longo de todo o mês de março.

No refeitório foi oferecido um delicioso almoço e um jantar especial gratuito para todos. Além disso, o Auditório Mario Covas foi decorado  para que os registros da data pudessem ser feitos, e ao longo do dia, um kit festa foi entregue para os colaboradores, para que todos pudessem celebrar.

 

Segundo Marcia Francisca de Barros, telefonista do HGIS, o aniversário da instituição permitiu que ela se sentisse uma peça importante na história do hospital: “Sou muito grata em participar em mais um ano do aniversário da instituição e me sinto importante por fazer parte dessa equipe, fiquei muito feliz de participar”, disse.

Dia Nacional da Segurança do Paciente é celebrado corporativamente

Para celebrar o Dia Nacional da Segurança do Paciente, o Seconci – SP realizou a “Semana da Segurança do Paciente”, onde foi lançada a Trilha de Aprendizagem de Qualidade e Segurança na plataforma EAD da organização, que busca incentivar a melhoria nos processos assistenciais prestados durante os atendimentos.

Muitas informações a respeito do tema qualidade e segurança foram divulgados ao longo da semana, nos canais de comunicação. No dia primeiro de abril foi realizada a webinar “Como fortalecer a cultura de segurança no Seconci – SP para que se torne uma organização de alta confiabilidade“, brilhantemente conduzida pela Dra. Laura Schiesari.

Segundo a Coordenadora de Qualidade do HGIS, Ana Luiza Medeiros Diniz, “é muito importante trazer para a instituição o fortalecimento dessa cultura de segurança e o quanto o Seconci-SP como um todo, corporativamente, está alinhado nessas práticas de segurança, para que a gente consiga melhorar a qualidade da assistência prestada ao nosso paciente tornando-a cada vez mais segura e com suporte aos nossos colaboradores, onde eles se sintam também acolhidos, de uma forma que ele tenha subsídio para dar o melhor atendimento ao nosso paciente e para que os nossos usuários se sintam confortáveis e seguros de estarem aqui na instituição. Também deixo registrado que é sempre importante a gente incentivar a cultura de segurança e o quanto a gente preza por ela dentro da corporação”, afirmou.

 

Ações como essas demonstram a preocupação que o Seconci – SP tem com a segurança dos seus profissionais e usuários, que são o principal motivo que nos move adiante na missão de cuidar.

Páscoa no HGIS

Para celebrar a páscoa e oferecer mais conforto e cuidado aos seus pequenos pacientes, o HGIS promoveu uma ação diferente para as crianças internadas no hospital. No dia 17, a equipe da pediatria passou em cada quarto entregando lembrancinhas para as crianças como forma de trazer alegria nesta data.

Foram entregues ovos de páscoa, cenourinhas baby, uma revista de colorir com o tema de coelhinho da páscoa, máscaras do coelhinho, além da música temática de páscoa. Foi uma confraternização muito emocionante, que tocou o coração dos familiares das crianças internadas. Segundo a enfermeira Marileide da Pediatria, foi um momento muito emocionante para a equipe da pediatria e para os familiares dos pacientes:

 

“Essa comemoração é importante para as crianças não esquecerem dessa data muito especial, o momento da páscoa, que para elas tem o coelhinho como símbolo e o chocolate. Foi muito gratificante participar dessa ação, é muito emocionante estar com elas depois de tudo o que aconteceu”.