HGIS

Notícias

Veja abaixo as principais notícias relacionadas ao Hospital da Mulher

Semana multiprofissional destaca a importância do trabalho em equipe

“Somando conhecimento, multiplicando aprendizado” foi o tema da Semana Multiprofissional 2023 que ocorreu no final do mês de setembro. Diversas atividades foram realizadas com o intuito de valorizar os profissionais e permitir o compartilhamento de experiências e conhecimento.

Inicialmente, a dinâmica das profissões envolveu a todos, possibilitando o reconhecimento do setor e a responsabilidade no cuidado por meio de atribuições por meio de cards interativos. A Assistente Social, Vanda de Aguiar conta: “ A dinâmica dos cards foi divertida e integrativa, pois precisava relacionar as profissões através das atribuições descritas nos cards. Essa semana nos faz perceber a importância da equipe multiprofissional na experiência e na qualidade de vida dos pacientes. ”

Além disso, também foi realizada uma “blitz laboral” com profissionais conduzindo alongamentos e orientações ergonômicas em cada setor

No dia 26, aconteceu a roda de conversa “Desafios e potencialidades na prática em cuidados paliativo” guiada pela Dra. Lucia Hunold Lara, Enfª Lilian Florentino Gomes e Psicóloga Gabriela de Campos Aguiar.

“A comemoração da semana multiprofissional foi de muito aprendizado, troca de experiências e oportunidade de reflexão. Participei da roda de conversa em cuidados paliativos e a reunião científica. A ação que mais me chamou a atenção, foi a roda de conversa, pois foi uma experiência incrível que me tocou bastante! Por um instante pude me colocar numa situação de final de vida. Me fez refletir sobre a vida e sua finitude, sobre as diversas questões que cercam a assistência ao paciente em terminalidade. Também destaco e me orgulho, do empenho da equipe de nutrição em todo o processo de produção da refeição especial para a comemoração deste dia. A troca de saberes é enriquecedora, amplia a visão de mundo e contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional. ” Relata a nutricionista Amanda Nobre.

Dando sequência a programação da semana, o setor de psicologia organizou uma meditação para acalmar as emoções de forma holística. De acordo a psicóloga Fabiana Fernanda de Freitas “Foi um momento que promoveu aprendizagem, beneficiando e envolvendo todos os colaboradores no cuidado de forma holística. Conduzi e participei da meditação guiada, que tem como objetivo principal o cuidado na promoção de saúde mental dos colaboradores.  A meditação guiada é uma imersão entre a mente e o corpo, promovendo a redução do estresse, relaxamento e controle dos pensamentos”.

Além da meditação, a Dra. Silvia Pantaleao conduziu sessões de aromaterapia e permitiu que os colaboradores enxergassem e vivessem o hoje de forma especial.

Para finalizar a semana, aconteceu a Reunião Cientifica “Tecendo rede entre a equipe assistencial: um desafio inovador” que levantou pontos significativos para as equipes, como afirma Valdelene Santos Puga, Técnica de Enfermagem “Foi maravilhoso poder comentar no momento da palestra, pois foi um obstáculo que consegui vencer. Foi incrível a capacidade de estar ali falando e mostrando algo de tanta grandeza que o HGIS trouxe. Creio que esse método Kamishibai pode crescer na instituição. Só tenho gratidão por fazer parte desse processo. ”