Pediatria

SOBRE O CURSO

O Programa de Residência Médica em Pediatria prevê 60h de jornada de trabalho semanal, sendo 40h de atividades rotineiras e 20h de plantão. Os plantões serão realizados no Pronto Socorro Infantil, UTIs pediátrica e neonatal e sala de parto durante os primeiros três anos de residência correspondendo às 60h semanais de plantões. O conteúdo teórico é abordado diariamente durante os três anos da residência. Os temas são pré-definidos de acordo com o programa e aplicados por meio de discussões/reuniões clínicas entre os residentes e a preceptoria do ciclo envolvido.

Semanalmente ocorre uma reunião clínica com temas abordados em aulas expositivas pelo coordenador e/ou residente ou discussões de artigos científicos pelos mesmos.

Dra. Fernanda De Souza Dias – Supervisora
Dra. Cibele Cristina Manzoni Batista Ribeiro – Coordenadora

RECONHECIMENTOS NA ESPECIALIDADE

2004 – Prêmio Nacional Professor Fernando Figueira – Ministério da Saúde, categoria de Melhor Atendimento Pediátrico da Região Sudeste.
2012 – Referência em Boas Práticas de Humanização pela Secretaria de Estado da Saúde – Programa HumanizaSES.

CORPO DOCENTE

Dra. Fernanda De Souza Dias

Graduada em Medicina pela Universidade de Santo Amaro em 1996. Residência Médica em Pediatria pelo Hospital Municipal Dr. Alipio Correa Neto em 2001. Especialização em residência médica Terapia Intensiva do Departamento de Pediatria e Puericultura da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 2002. Hospital Israelita Albert Einstein – Unidade Terapia Intensiva Infantil e Neonatal em 2002. Pós Graduação em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN em 2017. Atualmente, é supervisora do PRM em Pediatria e Medicina Intensiva Pediátrica do Hospital Geral de Itapecerica da Serra.

Dra. Cibele Cristina Manzoni Batista Ribeiro

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí em 2004. Residência Médica em Pediatria pela Faculdade de Medicina do ABC Residência Médica em 2007. Especialização pela Associação de Médica Brasileira em Pediatria em 2009. Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo em 2009. Atualmente, é coordenadora do PRM em Pediatria e Medicina Intensiva Pediátrica do Hospital Geral de Itapecerica da Serra.

Dra. Célia Regina Moreira

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1987. Residência Médica em Pediatria pelo Hospital Brigadeiro – INAMPS/FUNDAP – São Paulo/SP em 1990. Especialização em Gastroenterologia Pediátrica pela Escola Paulista de Medicina em 1992. Mestrado em Pediatria pela Escola Paulista de Medicina em 1995 e doutorado em medicina na mesma instituição em 2001. Atualmente, é preceptora do PRM em Pediatria do Hospital Geral de Itapecerica da Serra.

Dr. Henrique de Azeredo Coutinho Neto

Graduação em medicina pela Universidade Gama Filho em 2005. Residência Médica em Pediatria pelo Hospital Infantil Darcy Vargas em 2009. Especialização no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo em 2010 e 2011. Atualmente, é preceptor do PRM em Pediatria do Hospital Geral de Itapecerica da Serra.

Dra. Flavia Vendramini Pereira Carvalho

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina em Jundiaí em 1998. Residência Médica em Pediatria pelo Hospital Santa Marcelina em 2001. Especialização em Unidade de Terapia Intensiva pela Escola Paulista de Magistratura em 2002. Atualmente, é preceptora do PRM em Medicina Intensiva Pediátrica do Hospital Geral de Itapecerica da Serra.

Dra. Julia Godinho de Andrade

Graduada em Medicina pela Universidade Gama Filho em 2005. Residência Médica em Pediatria pelo Hospital Infantil Darcy Vargas em 2009. Atualmente, é preceptor do PRM em Pediatria do Hospital Geral de Itapecerica da Serra.

Dra. Monica Siqueira Cunha

Graduação em Medicina na Universidade Federal do Pará em 2005. Residência em Pediatria no Hospital Infantil Darcy Vargas em 2008. Atualmente, é preceptor do PRM em Pediatria do Hospital Geral de Itapecerica da Serra.

MÉDIA MENSAL 2020*

0
Leitos Enfermaria Pediatria
0
Leitos UTI Pediátrica
0
Leitos UTI Neonatal
0
Consultas ambulatoriais
0
Atendimentos de urgência e emergência
0
internações
0
Internações na UTI Pediátrica
0
Internações na UTI Neonatal
* Deve ser considerado o contexto da pandemia de COVID-19.

DIFERENCIAL

Referência para atendimento a vítimas de violência sexual
PALS: Suporte Avançado de Vida em Pediatria.

Curso de Reanimação Neonatal pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Curso de Reanimação do Prematuro na Sala de Parto pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Curso de Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Curso de Habilidades no Atendimento ao Paciente Pediátrico em Emergência (HAPPE).

ESTÁGIOS EXTERNOS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support