Notícias

Veja abaixo as principais notícias relacionadas ao Hospital Geral de Itapecerica da Serra:

Importância da detecção precoce da sepse impulsiona estudo de caso em reunião científica

Como parte de seu programa educativo regular, o HGIS promoveu uma reunião científica de segurança do paciente na última quinta-feira (30), conduzida pelo supervisor de enfermagem do Pronto-Socorro Elton Rosa Luz.

O encontro teve como tema “Detecção da Sepse no Pronto-Atendimento”. Os participantes analisaram um caso verídico, que aconteceu há pouco mais de dois anos e que despertou algumas iniciativas sobre adaptações necessárias no atendimento de emergências.

“Foi identificado que o protocolo aplicado até então, baseado na literatura vigente, não era tão sensível a ponto de identificar alguns casos específicos de pacientes com sepse. Por isso, além do qSOFA, proposto internacionalmente, precisou-se fazer uma adaptação no sistema de avaliação, considerando as características da nossa população”, afirmou Luz. Surgiu então o Start Auxiliar, uma etapa adicional ao protocolo para aprimorar a ferramenta de detecção de sepse.

Presente na reunião, a gerente de Qualidade Lisiane Gaspary ressaltou a importância de fazer esse tipo de discussão. “Toda vez que temos um evento, a gente precisa parar e pensar no que poderíamos melhorar no processo de atendimento”, disse.

“É bom sempre discutir casos com a equipe, justamente porque muitas vezes é durante esses debates que a gente despertamos a atenção para particularidades”, acrescentou o supervisor de enfermagem do Pronto-Atendimento Elvis Peneres Ferreira.