HGIS

Notícias

Veja abaixo as principais notícias relacionadas ao Hospital da Mulher

Importância da detecção precoce da sepse impulsiona estudo de caso em reunião científica

Como parte de seu programa educativo regular, o HGIS promoveu uma reunião científica de segurança do paciente na última quinta-feira (30), conduzida pelo supervisor de enfermagem do Pronto-Socorro Elton Rosa Luz.

O encontro teve como tema “Detecção da Sepse no Pronto-Atendimento”. Os participantes analisaram um caso verídico, que aconteceu há pouco mais de dois anos e que despertou algumas iniciativas sobre adaptações necessárias no atendimento de emergências.

“Foi identificado que o protocolo aplicado até então, baseado na literatura vigente, não era tão sensível a ponto de identificar alguns casos específicos de pacientes com sepse. Por isso, além do qSOFA, proposto internacionalmente, precisou-se fazer uma adaptação no sistema de avaliação, considerando as características da nossa população”, afirmou Luz. Surgiu então o Start Auxiliar, uma etapa adicional ao protocolo para aprimorar a ferramenta de detecção de sepse.

Presente na reunião, a gerente de Qualidade Lisiane Gaspary ressaltou a importância de fazer esse tipo de discussão. “Toda vez que temos um evento, a gente precisa parar e pensar no que poderíamos melhorar no processo de atendimento”, disse.

“É bom sempre discutir casos com a equipe, justamente porque muitas vezes é durante esses debates que a gente despertamos a atenção para particularidades”, acrescentou o supervisor de enfermagem do Pronto-Atendimento Elvis Peneres Ferreira.