O trabalho desenvolvido na Agência Transfusional do HGIS pela supervisora Janaína Munhoz foi premiado durante o 18º Encontro Nacional da Rede Sentinela. “Aprimoramento da Hemovigilância com Uso da Tecnologia de Informação” recebeu destaque e figurou junto aos três melhores trabalhos, apresentados durante a Mostra de Boas Práticas, realizada na última semana de novembro.
“O maior mérito deste trabalho é de não se tratar somente de uma produção científica isolada da Agência Transfusional, mas de representar um recorte das atividades cotidianas, um dos resultados do dia a dia do coletivo do hospital”, explica Munhoz. “Foi muito gratificante representar acima de tudo o empenho de toda a equipe, tanto da ponta quanto da direção do HGIS neste projeto”, declara.
A Rede Sentinela é uma estratégia iniciada pela Anvisa em 2001, reunindo instituições de saúde que atuam na vigilância de eventos adversos e queixas técnicas. Funciona como observatório no âmbito dos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde, em atuação conjunta e efetiva com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). O HGIS participa da Rede Sentinela desde 2005.
O encontro é realizado anualmente, mas desta vez foi totalmente virtual, devido à pandemia de coronavírus. Foram realizadas palestras e transmissões ao vivo, além de exposições virtuais e interação com outros participantes por meio de “chats”.
Além do trabalho premiado, o HGIS também apresentou outros trabalhos para a mostra:
• Experiência na implementação do Safety Huddle em um hospital público de São Paulo
• Implantação de processo para acolhimento da 2ª vítima
• Atuação da liderança em tempos de crise
• Aprimoramento da Hemovigilância com uso da tecnologia da informação
• Redução de eventos adversos em procedimentos endoscópicos em um Hospital Público de São Paulo – na busca da melhoria contínua